domingo, 27 de novembro de 2011

Ano perfeito para o futebol pernambucano!



Por: Thiago Augustto e Anderson Moura.


Fim de temporada 2011, e longe de qualquer rivalidade o que se pode perceber é que esse ano foi ótimo para o Futebol Pernambucano.

O Santa Cruz, time de imensa torcida (a maior média de todas as séries) passou cinco anos de muito sofrimento, estava na Série A, em 2005 e quatro anos depois o time caiu para Série D, a maior queda que o futebol Pernambucano e brasileiro presenciou.  E em todos esses anos, a torcida do Santa não abandonou a equipe um minuto se quer, e continuou lutando junto ao time, Más nada que um ótimo ano de 2011 para que as coisas voltassem ao eixo, o time depois de exatos cinco anos voltou a ser campeão estadual em cima do Sport, e acabou com a chance do rubro negro de ser Hexacampeão, e no embalo conseguiu também o que era foco principal da equipe, o acesso a série C, apesar do acesso não ter vindo com o título isso não foi nem de longe o motivo que deixasse a torcida coral cabisbaixa. Então esse só foi apenas um passo do time tricolor Pernambucano para a sua volta. A festa da torcida tricolor foi linda durante todo ano, não é normal uma equipe independentemente de a situação colocar uma média de 40 mil torcedores por jogo, e o Santa Cruz na quarta divisão teve essa média. Então devido a toda essa paixão e luta o acesso não tinha melhor hora para ter acontecido. Parabéns a torcida e a todos que fazem o Santa Cruz Futebol Clube.

O Sport esse ano foi do inferno ao céu. Em uma temporada bastante conturbada e de vários treinadores, sob o comando de Geninho o Leão da Ilha começou mal o ano, com muita irregularidade no Estadual e com uma campanha pífia na Copa do Brasil, sendo eliminado pelo fraco Sampaio Corrêa do Maranhão, perdeu o 40º título do pernambucano para o seu maior rival Santa Cruz, deixando escapar pela segunda vez o Hexa. Na Série B, o começo foi de bons resultados nas primeiras partidas, mas com um futebol bem irregular o técnico Hélio dos Anjos foi demitido e deu lugar ao até então coadjuvante Mazola Junior, o técnico começou bem, mas aos poucos foi obtendo alguns resultados adversos e a diretoria então procurou um técnico com mais bagagem para tentar o acesso da equipe rubro-negra, veio o PC Gusmão. Com bons resultados nos primeiros oito jogos, mas após a goleada sobre o Vitória/BA o time não andou mais, chegando a ser derrotado pelo São Caetano na Ilha do Retiro e um empate contra o Bragantino também em casa. Chegado o momento do Clássico dos Clássicos contra o Náutico, o Sport entrou em campo apagado e com poucas esperanças de conseguir um bom resultado e o sonhado acesso a Série A, o Náutico venceu pelo placar de 2 a 0 e instaurou um momento de começo de crise no Leão. O técnico PC Gusmão foi demitido e o até então Mazola Junior, que era um mero coadjuvante como foi citado outrora na matéria, se tornou o artista principal de um elenco que em cinco jogos conseguiu o impossível, venceu quatro partidas, sendo três delas por goleadas e obteve o acesso a primeira divisão, com muita raça e água, porque muita água? Um gramado sem condições por causa da chuva, um Serra Dourada que parecia a Ilha do Retiro e o Sport precisava fazer o que só fez duas vezes até então no campeonato, vencer fora de casa, e venceu. Em uma partida emocionante e de pouca qualidade técnica devido a chuva, o Sport venceu o já rebaixado Vila Nova, que estava cercado de malas-branca e conseguiu o tão sonhado acesso a Série A, onde ninguém mais acreditava, a torcida invadiu Goiânia e ajudou o Leão a encerrar um ano que começou num inferno astral a terminar no céu… Que venha 2012!

Para o time alvirrubro 2011 também foi um ano de muita alegria, logo no início do ano, o foco da equipe do Náutico era ser campeão estadual, mais o time em um vacilo deixou escapar o Pernambucano, quando foi eliminado nas semifinais para seu principal rival o Sport. Após ser eliminado, passou uma semana de muita polêmica no futebol Pernambucano, acusações de Suborno e tudo mais, Más nada que abalasse a equipe alvirrubra para o Brasileirão, o náutico que começou o campeonato meio conturbado, perdendo a primeira partida de goleada, más que depois conseguiu se encaixar e (contando com apoio total de sua torcida. Tanto é que jogando em seus domínios o Náutico não perdeu nenhuma) e no final de tudo, não poderia ser diferente o Náutico pode fazer a festa, pois conseguiu o tão sonhado acesso a elite do Futebol, sem contar com as premiações individuais por parte de Kieza, que foi o artilheiro da Série B. Torcida está em êxtase com o elenco e todos que fazem o Clube Náutico Capibaribe.

Enquanto a rivalidade? Ah, essa vai para sempre existir, eu vejo que a graça do futebol está nessa rivalidade, “agora é preciso saber torcer, a Paz é fundamental”.

Vamos ressaltar que a classificação de Sport, Santa e Náutico, veio na hora certa, essa é a hora de mostrar a força do futebol Pernambucano. Ainda quero ver todos os grandes clubes Pernambucanos na Série A. Parabéns a todos que fazem o futebol de Pernambuco, principalmente a você torcedor!



Ver também: EBA Futebol

Nenhum comentário:

Postar um comentário