domingo, 4 de dezembro de 2011

Surge mais um pentacampeão no Brasil

Corinthians segura empate em jogo confuso com rival e se sagra penta do Brasileirão.

Por Mike Torres, do Recife



Para quem era contra o sistema de pontos corridos houve um revés. Talvez o campeonato mais emocionante dos últimos anos terminou com o Sport Club Corinthians Paulista como merecido vencedor, e apesar do baixo nível técnico apresentado, mostrou uma grande regularidade em todo certame. Ao empatar o último jogo com o eterno rival Palmeiras, o 'Timão' só dependia dele próprio para levantar a taça, bastava não tomar nenhum gol e poderia comemorar, pois o Vasco, único time que poderia atrapalhar, empatara com o Flamengo em 1x1. E assim o foi. Brigas, jogadores expulsos em ambos os lados, comemoração e estádio cheio. O falecimento do ídolo Sócrates na manhã deste Domingo não abalou a torcida corinthiana, que fez muitas homenagens ao craque da Democracia, e todos dedicaram esta vitória a ele. Tite celebra seu primeiro título do Brasileirão, e Emerson Sheik, apesar de não ter entrado na partida, o seu terceiro consecutivo.


A balança do primeiro tempo estava mais pendente para o alviverde, com Marcos Assunção tentando, embora infrutiferamente, nas bolas paradas e os dois atacantes, Luan e Ricardo Bueno, sem grandes oportunidades, mas incomodando. Ainda houve uma reclamação de pênalti de Leandro Amaro em William, mas Wilson Luis Seneme nada marcou.

Começou a segunda etapa, e o alvinegro foi pra cima. O chileno Valdívia, pretenso Mago, foi expulso em atitude destemperada, infantil e irresponsável. Uma entrada violenta custou o domínio do jogo ao Palmeiras, e a partir do fim do primeiro tempo se viu o controle corinthiano. A notícia de que o Flamengo igualara o marcador animou ainda mais a Fiel, e esta empurrou seu time em busca de furar a retranca firmada por Felipão. Os laterais Alessandro e Fábio Santos pouco avançavam, orientados mais a marcar e evitar contra-ataques do adversário pelos cantos do campo, pois Cicinho e Gerley haviam crescido de produção recentemente. Por mais que o meia Alex tentasse armar jogadas para Jorge Henrique, Liedson e William, em poucos momentos conseguia sobressair-se à marcação individual de Márcio Araújo. O Palmeiras permanecia dependendo de Marcos Assunção para dar ânimo aos vascaínos, inclusive com uma bola na trave após cabeçada forte de Fernandão. Este lance concluiu-se com um chute para fora inacreditável de Luan. Logo em seguida, tensão pro 'bando de loucos'; o zagueiro Wallace, improvisado como volante devido à suspensão do titular Ralf, fez uma falta violenta em Maikon Leite, e, igualando a situação, foi expulso de campo.
A partir daí, aos 40 minutos, a nação alvinegra começou a despreocupar-se, e iniciou a festa do penta. O ousado, marrento e cópia menos privilegiada do Romário, Jorge Henrique partiu para a provocação e imitou o 'chute no ar', jogada característica de Valdívia. Os jogadores palmeirenses não se contiveram e partiram para cima. Confusão generalizada e mais um expulso, João Victor.
Resolvido o litígio, bastou esperar o apito final e a alegria tomar conta do Pacaembu. Parabéns ao Corinthians, campeão brasileiro de 2011. Parabéns também ao Vasco, por toda uma temporada magnífica, superando grandes obstáculos e sendo um exímio adversário para o campeão.



FICHA TÉCNICA

CORINTHIANS: Júlio César, Alessandro, Paulo André, Leandro Castán e Fábio Santos; Wallace, Paulinho e Alex; Jorge Henrique (Moradei), Liedson (Edenilson) e William (Chicão)
Técnico: Tite.

PALMEIRAS: Deola, Cicinho (Maikon Leite), Leandro Amaro, Henrique e Gerley; Márcio Araújo, Marcos Assunção, Patrik (João Victor) e Valdívia; Luan e Ricardo Bueno (Fernandão).
Técnico: Luis Felipe Scolari

Local: Pacaembu, São Paulo (SP)
Árbitro: Wilson Luiz Seneme
Auxiliares: Marcelo Carvalho Van Gasse e Emerson Augusto de Carvalho
Público presente: 39.928
Público pagante: 36.708
Renda: R$ 1.326.367
Cartões Amarelos: Alessandro, Alex, Jorge Henrique, Chicão, Alessandro (Corinthians) e Leandro Amaro, Patrik, João Victor (Palmeiras)
Cartões Vermelhos: Leandro Castán e Wallace (Corinthians) / Valdívia e João Victor (Palmeiras)

Nenhum comentário:

Postar um comentário